Blog

Como escolher seu tapete: um Guia Completo

Quando se trata de decorar uma sala, um tapete pode desempenhar um papel fundamental. Além de adicionar conforto e estilo, o tamanho certo de tapete pode criar uma sensação de unidade e equilíbrio no espaço. No entanto, muitas pessoas ficam confusas sobre qual tamanho de tapete escolher para sua sala. Se você está enfrentando esse dilema, não se preocupe! Neste guia, compartilharemos dicas valiosas para sobre como escolher seu tapete para sua sala, para que você possa transformar seu ambiente em um espaço acolhedor e elegante.

Como escolher seu tapete
Sala de estar com tapete persa.

1. Meça sua sala

Antes de começar a procurar um tapete, é essencial medir sua sala com precisão. Use uma fita métrica para medir o comprimento e a largura do espaço. Anote essas medidas para referência futura. Isso ajudará a ter uma noção clara do tamanho de tapete que você precisa procurar.

2. Considere o layout

O layout da sua sala desempenha um papel importante na escolha do tamanho do tapete. Considere a disposição dos móveis e como você deseja que o tapete interaja com eles. Por exemplo, se você tiver uma sala de estar com um sofá e poltronas, um tapete maior que cubra pelo menos a área onde os móveis estão posicionados é uma boa escolha. Se os móveis estiverem contra a parede, você pode optar por um tapete menor que sirva como um ponto focal no centro da sala.

como escolher seu tapete
O tapete precisa conter ao menos a parte da frente dos seus móveis.

3. Defina as áreas

Identifique as áreas específicas da sua sala que você deseja destacar com o tapete. Por exemplo, se você tiver uma área de estar e uma área de jantar em um espaço aberto, pode optar por tapetes separados para cada área. Isso ajudará a criar uma definição clara entre os espaços e a adicionar uma sensação de propósito ao design geral.

4. Pense no tamanho do tapete

Agora que você tem as medidas da sua sala e sabe quais áreas deseja destacar, é hora de considerar os tamanhos de tapete comuns. Aqui estão algumas diretrizes gerais:

  • Para uma sala de estar com móveis, o ideal é que o tapete seja grande o suficiente para que, quando os móveis estiverem posicionados sobre ele, as pernas dianteiras dos sofás e poltronas estejam apoiadas no tapete.
  • Se você optar por um tapete menor na sala de estar, certifique-se de que pelo menos as pernas dianteiras do sofá estejam sobre ele, criando uma conexão visual entre o tapete e os móveis.
  • Em uma sala de jantar, o tapete deve ser grande o suficiente para que as cadeiras permaneçam sobre ele, mesmo quando são puxadas para trás.
  • Considere a forma do tapete. Tapetes retangulares são os mais comuns, mas em espaços mais amplos e irregulares, um tapete redondo ou quadrado pode funcionar melhor.
Composição de tapetes, delimitando e trazendo textura ao espaço.

5. Experimente antes de comprar

Uma dica importante é usar fita adesiva para demarcar o tamanho do tapete no chão da sua sala. Isso ajudará você a visualizar como o tapete se encaixará no espaço antes de fazer a compra final. Também é útil considerar a proporção do tapete em relação à sala e aos móveis.

Conclusão

Ao seguir essas dicas simples, você poderá encontrar o tamanho de tapete perfeito para sua sala. Lembre-se de medir com precisão, considerar o layout e as áreas específicas que você deseja destacar. Além disso, não se esqueça de experimentar visualmente antes de tomar uma decisão final. Com um tapete adequado, sua sala ganhará vida, proporcionando conforto, estilo e uma sensação de harmonia. Agora que você já sabe como escolher seu tapete, você está pronto para transformar seu espaço em um ambiente acolhedor e elegante.

Projetos de decoração online
Conhece a La Decora? Projetos de decoração na palma da sua mão.http://www.ladecora.com.br

Já segue a gente nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Cadastre-se e receba 10% de desconto