COMO GARANTIR A SUSTENTABILIDADE NO DESIGN DE INTERIORES

 

Ao contrário do que muitos imaginam, o design de interiores sustentável não se resume apenas à decoração com peças e materiais recicláveis. A sustentabilidade no design de interiores deve pensar em toda a cadeia produtiva. Ela deve observar desde a extração da matéria prima, até seu reaproveitamento ou descarte no futuro.

Veja, a seguir, algumas dicas para aplicar esse conceito nos seus projetos.

SUSTENTABILIDADE NO DESIGN: ALÉM DA ESTÉTICA

Sustentabilidade no Design de Interiores

Entrada de luz natural – Fonte: Pinterest

Ao se falar em tendências, não podemos deixar de focar na sustentabilidade. Ou seja, em como o projeto de um  espaço pode beneficiar as pessoas que vivem nele e o meio ambiente. Por isso, é importante ir além da estética. Assim, é preciso pensar em como as pessoas usam o espaço. E também na qualidade da luz, do ar e do som desse ambiente. Ao projetar o espaço, pense em como as pessoas irão se sentir nele. Veja se ele é agradável aos sentidos e se ele traz bem estar. Para isso, combine texturas agradáveis ao toque com materiais que aprimorem a acústica e a iluminação.

 

 

 

 

 

Fuja sempre dos modismos. Porque eles impactam o meio ambiente pelo uso excessivo de um mesmo material. E sempre busque o equilíbrio do projeto. Mas sem cometer exageros.

PROJETO SUSTENTÁVEL E EFICIÊNCIA DE RECURSOS

A sustentabilidade no design de interiores deve privilegiar os recursos naturais. Isso acaba por economizar energia e evitar desperdícios. Ou seja, aproveite as fontes de iluminação e ventilação naturais. Dessa forma, não será necessário usar muita iluminação artificial. E nem os equipamentos de ar condicionado. Isso irá gerar economia de energia e de recursos naturais.

Sustentabilidade no Design de Interiores

Madeira como elemento natural

Outro item importante é a opção por produtos com economizadores. Assim, compre torneiras, válvulas de descarga e chuveiros que tenham sistemas de controle de água. Escolha eletrodomésticos que tenham tecnologia para economizar eletricidade. E prefira lâmpadas que permitam o controle da intensidade da luz. Dessa forma, você conseguirá diminuir o nível do consumo de água e eletricidade. E, assim, irá gerar  menor impacto ambiental e economia nas contas da casa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SUSTENTABILIDADE NO DESIGN: ESCOLHENDO MATERIAIS

Um projeto de design de interiores sustentável deve se basear na escolha de materiais duradouros. Porque eles serão utilizados por muito tempo, antes de serem descartados no meio ambiente. Dessa forma, deve-se observar a qualidade das peças e não somente o seu custo. Isso porque itens de baixa qualidade tendem a ser descartáveis, gerando lixo em excesso.

Também é importante escolher produtos feitos com materiais recicláveis. Esses produtos devem, também, usar sistemas de produção com baixo impacto ambiental. Ao escolher móveis e marcenaria, por exemplo, garanta que usem madeira certificada. E, se possível, prefira renovar e reformar, ao invés de fazer tudo novo.

MATÉRIAS PRIMAS NATURAIS E RECICLÁVEIS

Sempre que possível, escolha produtos desenvolvidos a partir de materiais naturais. Mas observe também se foram extraídos de forma certificada. Por isso, sempre pesquise os processos de produção do fabricante. E garanta que o produto tenha realmente um “selo verde”. A indústria também tem se dedicado ao reaproveitamento de insumos e à reciclagem. Assim, hoje é possível encontrar tecidos feitos a partir do plástico encontrado nos oceanos. E também móveis feitos com sobras de madeira da indústria.

 

 

 

 

 

SUSTENTABILIDADE NO DESIGN: DIMINUINDO O CONSUMO EXCESSIVO

Um bom projeto de design de interiores deve ser equilibrado e bem pensado. O excesso não tem mais espaço nos dias de hoje. Outro ponto importante é que o luxo também não deve se confundir com excesso. Ambientes luxuosos devem se valer de materiais nobres, bem distribuídos e balanceados no espaço. Vale observar, também, o que já existe no ambiente e pode compor com os novos itens do projeto. Às vezes, uma peça antiga traz memórias e, reformada, pode ser vista com novos olhos.

 

 

 

 

 

 

 

Tenha uma ajuda profissional para decorar o seu ambiente com a La Decora.  Conte tudo o que precisa e deixe a mágica acontecer! Passo a passo para a decoração de interiores – Diferença entre: La Decora e Designers de Interiores tradicionais. Encontre o decorador ideal que combina com o seu estilo e que seja compatível com o seu bolso.

 

Tudo o que você precisa saber sobre a La Decora.
Clique AQUI para começar!

 

A LA DECORA te ajuda. Em outras palavras temos o projeto  perfeito por apenas R$ 299 e um CUPOM especial para os leitores do blog.  – Tudo o que você precisa saber sobre a La Decora.

10% DE DESCONTO utilizando o cupom: LD2021

 Acesse o site e aproveite – https://lp.ladecora.com.br/

 

Já segue a gente nas redes sociais?

Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.