Qual a iluminação ideal para o projeto na sala de tv?

Descubra neste post os principais tipos, seus efeitos e dicas de iluminação para sala de tv ficar mais aconchegante; Boa leitura! Quer saber Dicas de iluminação para Sala de TV ficar mais aconchegante.

 

 

LUZ INDIRETA:

 A luz indireta é aquela na qual se utiliza alguma superfície (como o gesso) para rebater o fluxo luminoso.

 

Dicas de iluminação para Sala de TV ficar mais aconchegante - Saiba mais

Luz indireta no forro de gesso – Fonte: Pinterest

Mas se você mora de aluguel ou não quer ter muito trabalho, uma alternativa interessante é utilizar alguns pendentes por exemplo. Além disso,  a iluminação indireta consegue-se criar ambientes decorativos e mais intimistas, aparecendo, portanto, com mais destaque nos quartos e salas.

Quer saber Dicas de iluminação para Sala de TV ficar mais aconchegante.

Pendentes na sala de estar ajudam a deixar um cantinho mais bonito e aconchegante. Aposte! – Fonte: Pinterest

 

E se existir apenas um ponto de luz central? Aqui a alternativa é utilizar um trilho de iluminação. O melhor é que se o ambiente é pequeno existem trilhos com duas lâmpadas. Em outras palavras para ambientes maiores, existem trilhos de quatro, oito ou quantas lâmpadas você precisar.

Decoração com iluminação

Saiba como deixar seu ambiente aconchegante utilizando trilhos. Fonte: Pinterest

Em conclusão os trilhos também podem ser instalados de forma criativa. Ou em quadrado para iluminar todas os lados ou seguindo o formato da sala.

 

ILUMINAÇÃO DIRETA

 A iluminação direta é muito usada como complemento no projeto do espaço. Para um espaço de leitura, penteadeira, na mesa de jantar, ou qualquer local onde precisa que a iluminação tenha um foco específico. Isso pode ser feito com um abajur, luminária, pendente, neon ou fita LED. A Luz direta aquela que incide diretamente sobre algum objeto ou superfície com o suporte de um abajur ou luminária. A iluminação direta é mais presente em salas de estudos, home office e escritórios, embora também possa ser usada para destacar paredes, objetos decorativos ou plantas.

Dicas de iluminação para Sala de TV ficar mais aconchegante.

Abajur de piso para o cantinho de leitura na sala de TV. – Fonte: Pinterest

 

5 dicas para criar a iluminação de sala de TV ideal

1- Utilize spots de teto

 

Os focos de luz sobre o home theater devem ser posicionados apenas nas sancas ou em pequenos spots no teto. Aqui, o ideal é que possuam dimmers para reduzir ou aumentar a claridade sobre a tela da TV.

Saiba mais sobre iluminação na sala de tv

Focos direcionados – Fonte: Pinterest

 

Iluminação de sala de TV: spots no teto

Mas você deve estar atento a duas regras:

Regra 1: nunca coloque um spot em cima da TV!
Regra 2: tente minimizar os possíveis pontos de reflexo na tela, crie uma luz confortável, com opção de controle de nível de iluminância.

 

2- Invista em arandelas nas laterais

Arandelas na sala

Arandelas na sala de tv para complementar – Fonte: Pinterest

 

O home theater necessita de uma iluminação geral para o dia a dia. Utilize uma fonte de luz como arandelas nas laterais. Esse tipo de iluminação com luz indireta traz conforto visual sem interferir na imagem da TV.

 

3- Ilumine os nichos

Os spots embutidos sempre serão uma boa opção, pois possuem uma luz suave e indireta. Fique atento ao posicionamento para que não incida luz diretamente sobre a tela.

Nichos iluminados na sala de tv realçam ainda mais os detalhes da sua sala – Fonte: Pinterest

 

4- Aposte em sistemas de iluminação para balizamento

A ideia é ter dois circuitos, no mínimo, um para a luz geral e outro para os balizadores. A função dos balizadores é criar uma cena “cinema” onde a luz geral fica apagada, contudo, o piso fica iluminado, permitindo uma circulação segura. Pode se apostar em diversas soluções para fazer o balizamento, desde balizadores embutidos de parede até fitas de led incorporadas na parte de baixo dos móveis.

Balizamento nos rodapés – Fonte: Pinterest

5- Utilize fontes de luz com baixa intensidade

Utilizar fontes de luz com baixa intensidade direcionadas para o teto ou para baixo possibilita um contraste na composição e controle da fonte de luz sobre a TV.

Luz de LED atrás do painel de TV – Fonte: Pinterest

Em conclusão, os spots utilizados nas laterais não refletem sobre a tela. O indicado é não utilizar em cima da TV para que não prejudique o contraste.

 

Curtiram as dicas de iluminação para deixar a sala de tv mais aconchegante? Se quiser uma ajudinha de um profissional para decorar o seu quarto conte com a LA DECORA.

Post de referencia: Casa e Festa

Depois disso está pensando em fazer um projeto?  A LA DECORA te ajuda. Temos o projeto  perfeito por apenas R$ 399 e um CUPOM especial para os leitores do blog.

10% DE DESCONTO utilizando o cupom: LD2021

 Acesse o site e aproveite – https://lp.ladecora.com.br/

 

Já segue a gente nas redes sociais?

Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.