2019 está chegando ao fim e assim se aproxima também o momento mais esperado do ano: o Natal, e com ele as famosas decorações natalinas. O clima natalino está tomando conta das ruas, comércio e não poderia faltar a decoração dos nossos lares. É verdade que o Natal é muito mais do que decoração e presentes, é tempo de amor e união, e nada melhor do que refletir isso na decoração da casa, deixando ela ainda mais bonita e acolhedora.

Toda essa magia do Natal, as luzes, cores e até cheiros que remetem as festas de final de ano nos trazem uma sensação maravilhosa, e você pode decorar sem gastar muito e deixando tudo com sua personalidade. Pensando nisso preparei esse post com vários modelos e dicas de enfeites de Natal, mesmo se o orçamento for reduzido. Confira agora algumas dicas de decorações natalinas.

1. Árvore de Natal

A árvore de Natal é um dos símbolos mais conhecidos das celebrações natalinas, podendo ser um pinheiro mesmo, artificial ou até mesmo uma totalmente personalizada. O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantém verde durante o ano todo.

É comum ver árvores que seguem a tradição, com objetos que simbolizam o Natal, bolas coloridas, pinhos e luzes, mas existe uma variedade de ideias de árvores de Natal, como as opções de feitas na parede só com luzinhas, de fotos, galhos de árvore, livros ou até mesmo suspensas no teto. Nessa hora vale a criatividade e que transmita a personalidade da família.

árvore de natal

árvore de natal

árvore de natal

árvore de natal

árvore de natal

2. Guirlandas

As guirlandas representam saúde, pois os romanos acreditavam que presentear alguém com ramo de planta traz saúde, e simbolizam também sorte. Guirlandas natalinas podem ser encontradas em diversos modelos e formatos, mas a tradicional é redonda nas cores verde, vermelho e dourado.

Este item é geralmente usado para decorar a entrada das casas, já que a fachada é o cartão de visita para o lar e que pode ser vistos por todos do lado de fora, se tornando um incentivo para as pessoas entrarem no clima natalino.

Porém, apesar de tradicionalmente as guirlandas de natal serem usadas na fachada de casas, elas também podem ser usadas em outros lugares, dando um charme especial na decoração natalina.

guirlanda

guirlanda

guirlanda

3. Velas

No tempo do advento (período de quatro semanas que antecedem o Natal) muitas famílias possuem a tradição de acender uma vela a cada domingo e cada uma possui um significado. A luz das velas simboliza a luz de Deus para trazer bênçãos. Em nosso país, o costume de se acender as velas não está ligado aos significados, o que importa é a luz que o fogo traz.

As velas são ótimas para dar um clima mais aconchegante para qualquer decoração, trazendo mais elegância às festas de fim de ano.

velas

velas

velas

velas

4. Preparando a mesa

Para deixar essa combinação perfeita que tal caprichar com uma bela decoração na mesa de jantar para a ceia e também no almoço de Natal? Para a preparação da mesa vale vários itens de decorações natalinas: castiçais, suporte de velas, arranjos, estampas, guardanapos personalizados. Dois detalhes para se atentar é na altura dos arranjos para não atrapalhar a conversa dos convidados e evitar velas aromáticas por causa da refeição.

decorando a mesa

preparando a mesa

preparando a mesa

preparando a mesa

Ainda nesse contexto de preparação para a ceia, há várias inspirações também pra deixar os alimentos no clima de Natal:

comida natalina

comida natalina

comida natalina

 

Tenho certeza de que independente da decoração escolhida, seja ela simples ou mais elaborada, tradicional ou cheia de personalidade, seus familiares e convidados irão adorar e entrar no clima natalino.

Kelly Fernanda Lovato, estudante de Design de Interiores e estagiária na La Decora, a primeira plataforma de decoração automatizada do Brasil.