Blog

Decoração acolhedora: A paz do estilo natural

Relaxar em um espaço acolhedor e aconchegante ao chegar em casa é sem dúvidas um desejo universal. Sabe a leveza que sentimos no campo e a fluidez do barulhinho do rio em seu curso natural? Ao colocarmos os pés na areia e passarmos a mão nas folhagens de uma árvore bem grande…

Diante da rotina de muita informação e poucas pausas para descanso, nosso lar pode e deve ser nosso refúgio. E a natureza têm um poder muito grande pra transformar espaços e sensações!

Fonte: Pinterest

Por isso hoje vamos te dar 5 dicas práticas e efetivas sobre decoração natural para transformar seus ambientes em espaços convidativos que transmitam mais aconchego, tranquilidade e paz:

1) Materiais naturais

O estilo de decoração natural têm como premissa o uso de materiais e tecidos duráveis.

Um bom exemplo para tecidos é o linho que não amassa e é resistente, materiais e revestimentos de fibras naturais ou em acabamento bruto. Sempre elegendo tonalidades e matérias-primas que possam garantir em primeiro lugar a harmonia entre elementos.

   

Fonte imagens: Pinterest

A madeira que é o grande amor de muitos arquitetos e decoradores por seu poder de transformar em aconchego qualquer espaço. Seja em madeira maciça, lâminas naturais ou até mesmo em MDF.

Hoje o mercado têm muitas opções que reproduzem na textura da lâmina o aspecto visual dos veios naturais da madeira, e na decoração natural são combinados com jutas, palhinhas e fibras naturais!

2) Tons neutros e crus e luz natural

Aliás, natural não quer dizer sem cor!

    

  A questão é que as texturas são realçadas quando sobrepostas a uma paleta neutra.

Assim, a base clara, além de causar sensação de amplitude e tranquilidade, o que é primordial na decoração natural, ainda coloca em evidência os mobiliários e peças com relevos e tramas aparentes.

Portanto, aqui também percebemos a importância de bem utilizarmos as janelas e aberturas, solucionando a entrada de luz natural e circulação de ar nos espaços, o que vai garantir cômodos arejados e com maior sensação de paz e bem-estar.

   

Fonte imagens: Pinterest

Para garantir uma paleta que se enriqueça ainda mais esse estilo o caminho é muito prático: o segredo está em preservar justamente as cores da natureza! Harmonizar a base clara e neutra com tons terrosos e quentes, o bege com azuis e verdes para quebrar a paleta monocromática sem “roubar” o realce das texturas dos materiais.

3) Jardim interno: a natureza dentro de casa

Aumentar a conexão com a natureza dentro de casa faz toda a diferença para o equilíbrio do espaço ao criar ambientes acolhedores! As plantinhas ajudam tanto a trazer vida aos ambientes quanto auxiliam na renovação dos ares.

Ou seja, além de harmonizarem muito bem os espaços, são inúmeras as possibilidades de composição. Variando desde espécies folhosas, sejam elas mais discretas ou grandes e imponentes, assim como com flores de diferentes tamanhos e colorações.

Visto que hoje temos fácil acesso a muitas plantas ornamentais, a quantidade de opções são ainda maiores e você pode definir qual tem mais a sua cara, seja para manter no vaso ou em arranjos temporários.

4) Peças-chave na decoração natural

Além de escolher muito bem os materiais, valorizando texturas, tonalidades e a conexão com a natureza, ambientar os espaços com os itens certos é um grande diferencial para garantir e aperfeiçoar os espaços acolhedores em casa.

Escolher a natureza é também decidir “naturalizar” e valorizar os processos de produção mais antigos e orgânicos. Ou seja, colocar em evidência a riqueza do “feito à mão”.

Assim, pode-se explorar desde mantas de crochê e almofadas em tecidos lisos e texturizados, bem como tapetes tramados e em fibra natural e luminárias diferenciadas. Aqui os cestos e as caixas feitas em fibras naturais e trançadas preenchem e são dispostas com maestria nos ambientes.

     

Fonte imagens: Pinterest

Explorando as vegetações conforme seu gosto, as plantas são combinadas com quadros leves, seja de ilustrações minimalistas ou pinturas em tela com tinturas fluidas, em inspirações orgânicas e referências da natureza.

Enfim chegou a hora de confessar que… aqui no La Decora somos suspeitas pra falar de decoração em estilo natural. Temos uma quedinha (um pouquiiinho grande) por esse estilo! Portanto está aí uma grande chance de aproveitar para conferir na nossa galeria inspirações de ambientes acolhedores e naturais pra lá de aconchegantes.

Gostou das dicas? Que tal se inspirar nesses ambientes para fazer sua composição?

   

   

Fonte imagens: La Decora

Confira mais em:

Descanso em casa: Cantos para relaxar
Minimalismo : o estilo de Marie Kondo
Decoração que transforma sua vida
Organização: Dicas práticas para sua casa

Emanuela Ferrari é designer de interiores e coordenadora de projetos da La Decora, o site que vai decorar sua casa de acordo com seus sonhos.

Cadastre-se e receba 10% de desconto