Blog

Home office: tudo que você precisa saber

De tempos em tempos a maneira como trabalhamos e vivemos muda. Entramos em uma fase de foco no trabalho e com isso começaram-se turnos intensos, ondas de stress. Juntamente com esse problema, surgiram novas soluções, reuniões online e a volta às raízes, a busca pela vida. Assim os home offices reapareceram com muita força como uma solução para poder dar conta da correria do trabalho e mesmo assim estar perto dos que amamos.

Quando desenvolvemos um projeto de home office temos que levar muitas e muitas questões em consideração. São elas:

  • Organização
  • Conforto
  • Foco do usuário
home office
home office

1. Organização do home office

Estamos falando de um ambiente de trabalho dentro de sua casa. A primeira  coisa que precisamos fazer é com que ele fique organizado antes e depois de você trabalhar. Afinal, trazer o trabalho é uma coisa, trazer a bagunça é outra totalmente diferente.

Você deve focar em armários fechados, gavetas e portas para esconder tudo no final do dia, sobrando apenas a bancada para organizar. Veja, isso é uma opinião bem pessoal porém acredito que nossa casa seja nosso santuário e quanto mais organizada, melhor é a energia.

2. Conforto

Não é porque o escritório fica na sua casa que você pode usar uma cadeira da sala de jantar. Na hora de trabalhar a ergonomia da cadeira é essencial. Seus pés devem encostar no chão, é muito importante ter um apoio para seu braço e certamente esse apoio precisa passar por baixo da mesa. A dica aqui é comprar a cadeira antes de medir a marcenaria para que assim ela se encaixe perfeitamente às suas necessidades. Sabemos que um cadeira bem lindona tem seu valor, mas a sua coluna vale mais que ela, tá?

Falando em conforto também entra em foco a iluminação da mesa. Afinal pouca luz pode levar a olhos cansados e dores de cabeça. Sugiro que se passe uma fita de led com potência forte no móvel acima da bancada, assim a luz será homogênea e confortável aos olhos. Nada de foco de luz na sua cara heim.

3. Foco

Ah essa questão é extremamente importante e eu pensei nela quando esses dias resolvi trabalhar da minha casa, então montei o computador na sala de jantar. Enquanto trabalhava eu lavei roupa, fiz pão de queijo e limpei os rejuntes da sala. Sabe o motivo disso? Simples, eu sentei na mesa de jantar e tive a “vista” da casa inteira. Cada canto que eu visualizava me fazia lembrar de tarefas a executar. Esse é o perigo do home office e temos que fazer um projeto que ajude a minimizar a falta de foco.

Ao projetar a mesa de trabalho costumamos sempre colocar ela de frente para a parede. Ao que muitos questionam, ah meu deus então vou ter q ficar olhando para a parede? Infelizmente se você quiser realmente focar no seu trabalho a gente precisa cortar intervenções externas como televisões e movimentação. Outra opção é colocar a mesa de frente para a janela, assim a vista é linda e  não faz você pensar que precisa passar pano no chão.

Confira na nossa galeria inspirações de home office super bacanas

Então, gostou do nosso post? Veja mais aqui:

Projeto online – Decoração acessível e prática

Decoração que transforma sua vida

Quarto pequeno – guia para aproveitar os espaços

Gabriela Saraiva Accorsi é arquiteta de interiores e CPO da La Decora, o site que vai decorar do jeito que você sempre sonhou.

Cadastre-se e receba 10% de desconto