Começamos este post dramaticamente que é para chamar a sua atenção pois sim, reforma sem projeto vai fazer você perder dinheiro. Baseado em que nós falamos isso? A gente sabe que quando você reforma, compras e contratações serão feitas e ,nesse momento, elas precisam ser corretas para que não exista retrabalho. Então fizemos uma lista para que você entenda o que pode dar de errado na sua obra caso queira fazer sozinho:

  1. Retrabalho
  2. Compras acima do necessário
  3. Dimensionamento de móveis 
  4. Combinação de materiais
  5. Função do fornecedor
reforma

reforma

 

Na hora de tomar a decisão de reformar as pessoas separam o valor desejado para este trabalho. Com este valor na cabeça, muitas vezes se ele for reduzido o cliente acaba cortando o custo do projeto e contratando diretamente o fornecedor  e mão de obra. Isso pode dar errado em vários níveis, veja abaixo.

1. Retrabalho

Começando pelo óbvio, um trabalho feito errado deve ser corrigido e se torna dois trabalhos.

RETRABALHO = MAIS TEMPO 

MAIS TEMPO = MAIS DINHEIRO A GASTAR

Imagine você tem algumas vigas no seu ambiente e pediu para fazer um forro de gesso, depois de pronto você percebe que ele ficou muito baixo. Nem todo mundo sabe que você não pode simplesmente cobrir as vigas de gesso reto sem que o ambiente fique opressor. Para esta situação só existe uma solução, retirar todo o forro, perder o dinheiro investido e fazer um forro novo.

Neste caso o cliente fez dois forros ao invés de um só. Além deste valor existe o custo da demolição, afinal ninguém vai demolir de graça. Um bom planejamento faz com que as contratações sejam mais certeiras e que estas dúvidas sejam sanadas antes do dinheiro ser gasto.

2. Compras acima do necessário

Ao ir sozinho numa loja, o cliente não se atenta a algumas situações como: é possível pedir para os vendedores conferirem o quantitativo para que seja comprado apenas o necessário dos materiais. Aqui falo em:

-Revestimentos

-Papéis de parede

-Luminárias

Muitas vezes o cliente vai na onda do vendedor e compra a mais para não faltar. Quando vê, fica com 4 caixas de revestimentos guardada na área de serviço que não vão servir para absolutamente nada. Quando fazemos o quantitativo a gente sempre acha melhor que falte do que sobre pois se faltar é só comprar a quantidade exata da falta. Só leve em consideração de anotar o lote do produto para não ter diferenciação na cor.

reforma sem projeto

reforma sem projeto

3. Dimensionamento dos móveis

Já pensou pagar R$6.000,00 em um sofá e ele não caber na sua sala? Pois é, eu já vi isso acontecer. Uma vez vi uma mulher comprar duas poltronas para a sala de estar pois cabia. Até coube realmente, mas aí não tinha como entrar na sala. A única solução neste caso foi se desfazer da segunda poltrona. Aí neste processo a loja criou um crédito que sinceramente, ela não tinha no que gastar. Com um projeto a gente consegue definir a distribuição ideal de móveis dentro do ambiente e ser bem realista do que pode ou não pode, sem chutes.

4. Combinação de materiais

Esse erro pode acontecer até mesmo com o projeto, porém gosto de ressaltar ele. Afinal é um erro que pode  ser evitado com tanta facilidade que não entendo o motivo de ele se repetir ainda. Quando estabelecemos um tom para o ambiente, ele deve se repetir nos itens escolhidos, sejam ele sofá, tapete, marcenaria, marmoraria. Veja, não estou falando que sua sala inteira tem que ser bege, mas existe uma variação de tom que não combina entre si. Um exemplo, repare que existem beges mais acinzentados e beges mais amarelos, eles NÃO COMBINAM entre si de jeito nenhum. Se você não prestar atenção nisso o teu ambiente depois de pronto vai parecer que tem algo errado,

Como evitar esse erro? Carregue consigo amostras dos produtos que você já comprou, assim na hora de escolher o próximo produto você tem algo para se basear.

4. Função do fornecedor

Bato muito nesta tecla pois já vi essa novela. Você vai reformar e não contrata um profissional porque o marceneiro faz o projeto de graça. Mas tenho que te contar um segredo. O produto do marceneiro não é projeto e sim marcenaria e toda vez que isso acontece ele vai fazer o possível para vender o produto dele. Ou seja, o projeto da marcenaria não vai ser a melhor opção possível para a sua necessidade e sim a melhor opção para ele. Chocou? SIM, pode ficar chocado mesmo. Quem disse que encher a parede  de painel e armários seja a melhor solução para você? Muitas vezes um móvel desnecessário já vai pagar o valor do projeto que você não quis fazer. Pense nisso.

 

Uma reforma sem projeto pode causar vários tipos de dor de cabeça desnecessários e dúvidas fáceis de serem sanadas. Vem com a gente para resolver seus problemas e duvidas com o projeto de decoração online.

Se inspire com a gente com projetos lindos da La Decora que por R$399,00 por ambiente você pode ter toda essa solução.

Então, gostou do nosso post? Veja mais aqui:

Projeto online – Decoração acessível e prática

Decoração que transforma sua vida

Quarto pequeno – guia para aproveitar os espaços

Gabriela Saraiva Accorsi é arquiteta de interiores e CPO da La Decora, o site que vai decorar do jeito que você sempre sonhou.

 

Fonte imagens: Pinterest