Blog

Cozinha: o que devemos prever no projeto?

E na hora de montar sua cozinha, você sabe exatamente o que quer ou possui dúvidas? Como arquiteta eu já vi muitas vezes a pessoa querer resolver sozinha e acabar com a cozinha pretinho básico. Móveis brancos com puxador em alumínio e tampo preto. Na realidade existe um passo a passo bacana para que você siga antes de decidir os materiais e acabamentos. Desta forma você vai chegar a um espaço com sua cara. Então vamos lá:

  1. Cozinha integrada? Cor combinando
  2. Manutenção e limpeza
  3. estilo de decoração

1. Cozinha integrada? Cor combinando!

A primeira coisa que você precisa levar em conta é que: se ela está ligada a outros ambientes da sua casa, sugerimos que você use as lâminas usadas no outro espaço. Normalmente a gente usa até duas cores para compor a marcenaria. Caso sua sala tenha uma cor somente, você pode usar a segunda cor na cozinha desde que faça algum detalhe neste espaço com o mdf do outro! Isso faz com que seja criada uma linguagem entre os espaços e não pareça que você comprou tudo separado sem se preocupar.

2. Manutenção e limpeza

Este item é muito importante de ser levado em conta quando se trata de bancadas. Pois se você não é adepto a limpeza diária do tampo, não indico em hipótese alguma que seja usado material branco. Afinal, branco mancha sim. Apesar de existirem marcas que possuem garantia contra manchas, se você deixar alimentos escuros sem uma limpeza por mais de 24hrs são grandes as chances de impregnar e estragar sua pedra. Para casos em que existe pouco tempo para manutenção e limpeza indicamos sempre tampos em cores mais escuras que disfarcem a sujeira.

3. Estilo de decoração

É um erro se pensar que cozinhas não possuem estilo quando na realidade elas, como qualquer outro cômodo possuem uma facilidade incrível de exprimir tudo aquilo que você deseja deste espaço. Então se sua sala é clássica, este ambiente deve ser clássico ou não terá contexto nenhum com sua casa. Mas como saber qual detalhe faz sentido no estilo? Pega nosso resumex:

-Clássico: Portas trabalhadas e uso de puxadores específicos

-Contemporâneo: tampo liso, revestimentos grandes, torneiras sem muitos detalhes, fitas em led

-Natural: Materiais que possam ser encontrados na natureza (mesmo que seja imitação), uso de plantas, tapetes em fibras naturais

-Industrial: Canos aparentes, azulejos hidráulicos, luminárias e móveis aramados.

cozinha integrada

Inspire-se com nossa galeria

https://ladecora.com.br/

Então, gostou do nosso post? Veja mais aqui:

Banheiro pequeno: Como deixar charmoso?

Quarto pequeno: 5 erros que você não deve cometer

Sala pequena: um guia para aproveitar espaços

Gabriela Saraiva Accorsi é arquiteta de interiores e CPO da La Decora, o site que vai decorar sua casa de acordo com seus sonhos.

Cadastre-se e receba 10% de desconto