Blog

Quarto dos sonhos: Como arrumar sua cama

Na hora de fazer seu quarto dos sonhos, você já parou para pensar qual é o primeiro passo? Acredito que ter uma cama bem montada e organizada faz com que qualquer quarto fique confortável. Então, para entender o passo a passo você precisa saber quais são os componentes de roupa de cama.

  • saia
  • protetor de colchão
  • lençol + sobre lençol + fronhas
  • protetor de travesseiro
  • 2 travesseiros decorativos
  • 2 travesseiros para dormir
  • colcha com fronha

Esse é seu kit inicial. Se me permite a dica. Compre lençóis que combinem com sua colcha, assim você fica livre para deixar o travesseiro com a fronha pra fora. A ideia é você ter praticidade, por isso, não concordo com complicar muito.

01. Saia

Eu trabalho na área de decoração e arquitetura de interiores há 11 anos e em todo esse tempo, uma coisa percebi. 90% das pessoas costumam usar cama box, seja ela com baú, com gaveta ou o que for. O que acontece com essas camas é que sempre a parte de baixo fica “afastada” do piso por conta do pezinho dela. E, convenhamos, é feia independente da cor que ela tiver. Então se você tem cama box, primeiro passo é comprar uma saia para esconder esta base. A saia pode ter a cor da colcha ou pode ser branquinha. Eu sempre uso ela branca, mas se você quiser uma colcha muito escura, escureça a saia também, por exemplo, colcha preta, saia cinza.

02. Protetor de colchão e de travesseiro

Imagine uma noite muito quente, aquele calor, você suou durante a noite. O suor pode atravessar seu lençol e fronha e atingir o colchão e travesseiros. O resultado disso são manchas amareladas super difíceis de retirar. Por isso indicamos sempre que você proteja a cama e o travesseiro. Além disso, o protetor ainda vai deixar sua cama mais confortável.

03. Lençol, o detalhe de cor do quarto

Considero o lençol o item mais legal pois ele vai ser trocado toda semana. Ou seja, você pode mudar a cara do seu ambiente 4 vezes ao mês. Por exemplo, a minha colcha é branca, isso possibilita eu usar qualquer tipo de lençol. Eu tenho um lençol branco, um bege, um azul, um verde e um super estampado e dependendo do meu humor eu troco ele. Onde ele vai aparecer? Nas fronhas que ficam em cima da cama e na “vira” do lençol. Como eu faço essa vira? Eu dobro a colcha e dobro o lençol por cima, assim eu dou um toque de cor à cama.

04. Colcha

A colcha é a parte que vai aparecer mais de toda a cama, a base para os toques de cor. Por isso sempre sugerimos cores com fundo pastel ou mais escuro, para que não fique cansativo aos olhos. Sabemos que a colcha vem com dois porta travesseiros decorativos, muitas pessoas cometem o erro de usar esse porta travesseiros na peça de uso diário. A verdade é que isso torna o processo de deitar muito complicado e a pessoa desiste do uso logo nas primeiras semanas. Costumamos sugerir que você compre um travesseiro decorativo e coloque nessa fronha, assim sua cama terá 4 peças. Duas decorativas e duas de uso. Seu quarto vai parecer muito mais aconchegante.

Aliás, veja mais inspirações de cama arrumada aqui.

Então, gostou do nosso post? Veja mais aqui:

Sala pequena: um guia para aproveitar espaços

Apartamento de praia – Confira projeto de decoração no litoral

Cortinas certas para sua casa, saiba escolher!

Gabriela Saraiva Accorsi é arquiteta de interiores e CPO da La Decora, o site que vai decorar sua casa de acordo com seus sonhos.

Cadastre-se e receba 10% de desconto