Blog

Minimalismo : o estilo de Marie Kondo

No início deste ano todos ouvimos falar sobre a Marie Kondo. Alguns de nós assistiram a série, alguns leram o livro, outros só ouviram falar. Mas o fato é que junto com a organização de lares, veio a tona o minimalismo como estilo de vida.

Ao aplicar seu sistema de

organização, chamado de KonMari, a autora nos faz um grande questionamento:

“Isso me traz alegria?”

Este questionamento deve ser feito em vários aspectos de nossa vida. Ela separa a organização em 5 tipos: Roupas, papéis, livros, sentimentais, komono (todo o resto).

Ao visualizar as peças que você possui em casa, pode sentir o que é realmente necessário e o minimalismo começa.

O que é o minimalismo?

O minimalismo é um estilo de vida e decoração japonês que prega que você pode viver com menos. Quanto menos coisas você possuir, mais tempo livre você terá. Por exemplo, se todo dia você tiver que escolher entre 15 camisas você vai levar mais tempo do que se tivesse que escolher entre 5 camisas. A mesma coisa se aplica na decoração, pense quanto tempo leva para organizar e limpar uma bancada com 15 objetos de decoração? Sem contar nos objetos acumulados que não só não nos trazem alegria, como muitas vezes trazem sentimentos ruins. Então, se teu namorado terminou com você, e aquele quadro na parede só te faz lembrar dele, MINIMALISMO nesse apartamento. Ao doar uma peça que não te faz mais feliz, você vai poder dar um novo uso para ela e fazer com que ela faça outra pessoa feliz.

Como aplicar o minimalismo na minha casa?

A gente costuma dizer que o minimalismo é aplicável de dentro para fora. Então a primeira coisa que você deve fazer é organizar o interior dos seus armários. É difícil sim, demora tempo sim. Mas o que acontece é que quando o interior está organizado você vai preparando sua mente para desapegar do exterior. Vamos lá, comece com seu armário liberando as peças que você não usa mais. Garanto para você que a sensação é incrível quando você se desfaz do que não necessita e passa para quem precisa.

Achamos extremamente satisfatório olhar para um ambiente organizado, então porque não fazer isso para seu prazer.

No entanto, vou deixar a questão da organização interna para a Marie e vou falar com você sobre a disposição dos seus objetos de decoração. Certa vez, tive uma cliente que chamou o amigo vitrinista para organizar seus objetos de decoração. Por fim, o resultado ficou como o esperado, igualzinho uma loja. Mas por que estou contando isso? A resposta é simples, para dizer para você que “Menos é mais” e se você tem muitas peças de decoração, você precisa escolher entre elas as suas favoritas e repassar as outras para a frente. Afinal, o minimalismo prega que você use apenas itens com função. Ou seja, você tem um vaso? Coloque flores! Você tem uma vela? Acenda.

Objetos de decoração, como escolher?

Tudo bem que estamos falando de minimalismo, mas não colocar nada pra mim também não é a solução, né? Ao escolhermos poucos e bons, reparamos que precisa haver um equilíbrio na distribuição das peças. Aqui entra um grande ensinamento: Não é porque você tem espaço para objetos que você precise utilizar todo ele ta? Costumo fazer sempre composições de 2 ou 3 peças, raramente usando uma peça sozinha ou 4 peças. Aliás, outra questão é sobre a cor e estampa dos objetos, dentro do minimalismo pede-se que as cores sejam neutras e que as texturas sejam mínimas para não chamar a atenção.

Então escolha peças para decorar sua casa que você veja utilidade nelas. Por exemplo, na minha casa eu tenho um grande cristal bruto. Há quem diga que um cristal não serve para nada, mas eu acredito que esta peça traga equilíbrio e boas energias para o ambiente, o mesmo vale para plantas. Agora, nem sempre suas peças terão um uso real, por isso, essas você vai precisar filtrar. Aconselho você a usar menos peças decorativas sem função, mais peças decorativas com função.

Quer se inspirar no minimalismo? Confere nossa galeria de fotos.

Gostou do nosso post? Veja mais aqui:

Sala pequena: um guia para aproveitar espaços

Apartamento de praia – Confira projeto de decoração no litoral

Cortinas certas para sua casa, saiba escolher!

Gabriela Saraiva Accorsi é arquiteta de interiores e CPO da La Decora, o site que vai decorar sua casa de acordo com seus sonhos.

Cadastre-se e receba 10% de desconto