Blog

Trocar de piso ou não? Tire suas dúvidas

troca de piso

Na hora de reformar, a gente se depara com a primeira pergunta de todas: Vou trocar de piso? E aí logo de cara você se vê tendo que tomar uma decisão importante. Para todas as decisões precisamos entender o que está em jogo para o caso de fazer ou não fazer.

troca de piso

1. Acho meu piso feio mas não quero trocar

Tudo bem, ao invés da gente investir num piso melhor, quem sabe a gente compre um tapete maior e cubra esse espaço, lembrando que se você colocar móveis de marcenaria depois quando decidir trocar o piso não vai poder colocar o piso por baixo desses móveis. A alternativa é remover os moveis trocar o piso e recolocar, mas aí o custo eleva bastante.

Tem problema não colocar o piso embaixo dos móveis? Não agora, mas lembre se que quando você for trocar o móvel terá que colocar um do mesmo tamanho para cobrir o buraco do piso.

2. Quero trocar meu piso, o que preciso saber?

Trocar o piso, principalmente se você já mora no local, pode ser um processo complicado. Mas com organização tudo dá certo. Primeira coisa que você precisa fazer é contratar uma empresa para gerir esta obra e minimizar a dor de cabeça, ta?

2.1 Piso sobre piso

Essa ideia é maravilhosa né, mas nem sempre dá. Isso porque alguns revestimentos são muito pesados e podem aumentar demais a carga da estrutura da construção e isso pode dar grandes problemas. Para fazer o piso sobre piso é importante buscar peças com peso menor ou até mesmo peças mais finas que o normal. Na hora de instalar é usada uma massa niveladora para o caso de pisos em vinil, manta para laminados e 2mm de argamassa para porcelanatos e cerâmicas. Porém além do peso na estrutura, você precisa prestar atenção em outros itens:

  • Altura das portas (talvez você tenha que remover as portas e recorta-las)
  • Desníveis em relação a outros ambientes que não vão trocar o piso

2.2 Processo normal de troca de piso

Para trocar o piso de casa temos um passo a passo:

  1. Remoção do piso original
  2. Regularização do piso
  3. Impermeabilização de banheiros quando necessário
  4. Colocação do novo piso

É o processo mais complexo porém o mais garantido em qualidade. Lembrando que neste caso o ideal é tirar os móveis do ambiente e fazer a troca completa do revestimento.

2.3 É caro?

Dentro da decoração de interiores uma das coisas mais difíceis que a gente se depara é uma estimativa de valores. Na hora de fazer a troca do seu piso, você terá valores fixos que são os valores de demolição, regularização e instalação do novo piso. Agora o piso em si pode variar de R$29,00 a R$1500,00 o metro quadrado, tudo depende da sua escolha.

Trocar o piso na sua casa é uma escolha sua, mas é importante que você verifique as condições que ele está, se ele é muito antigo, ou está muito manchado, é melhor trocar. Porém você pode cobrir o piso com um tapete e não se preocupar com isso caso ele não seja totalmente do seu gosto mais ainda estiver bom.

Cadastre-se e receba 10% de desconto